Rui Tinoco - Poesia

O meu peito é o palco minúsculo – Rui Tinoco

O meu peito é o palco minúsculo

para as minhas emoções, é a minha audiência,

o outro para quem falo na solidão,

quando a rosa murcha para mais um outono

quando chove inapelavelmente sobre a esperança.

Inventei a lucidez para meu deleite,

para me entreter numa conversa comigo

e caminhar pelas ruas como se nadasse

num estranho esquecimento.

Queria apagar os corpos que necessito,

as emoções que teimam em nascer para alguém,

esta fome de participar com a minha história

na história de todos nós.

A interrupção da vida que aqui expresso, porém,

só pode desejar-se de um modo provisório,

querer-se-á depois todas as partes da humanidade

no nosso peito, mesmo as que quisemos rejeitar.

Será possível levantar o entendimento do mundo

um centímetro, sequer, acima dos nossos ombros?

RT, 1999

Deixe uma Resposta

