Robert Musil / Sublinhados

Passagem de O Jovem Törless de Robert Musil – II

«Após um momento em que ele ficou a olhar-me disfarçadamente, empalideceu. Uma mudança estranha transformou-lhe o rosto. Desapareceu o ar inocente de antes; era como se este se sumisse com a cor. Agora estava esverdeado, balofo, como um queijo. Só vi uma coisa assim uma vês antes, quando certa ocasião vi prenderem um assassino na rua. Este também andava entre as pessoas sem que se notasse qualquer coisa nele. Mas quando de repente, o polícia lhe pôs a mão no ombro, ele transformou-se imediatamente. O rosto modificou-se, os olhos ficavam apavorados à procura de uma saída, numa expressão de condenado.

«Foi isto que me lembrou a mudança de expressão de Basini; eu sabia de tudo e fiquei apenas à espera…

«E aconteceu. Sem que eu dissesse mais nada, Basini – exausto de calar-se – começou a chorar e pediu misericórdia. Tirou o dinheiro porque precisava dele…

In O Jovem Törless, edição consultada  Público Comunicação Social SA, 2005, numa tradução de João Filipe Ferreira

Deixe uma Resposta

