Mário Fragoso / Poesia Portuguesa

Mecânica das palavras, Mário Fragoso

Mecânica das palavras:
É de manhã e ainda nem vejo o rio
A ira entalada na dúvida:
Pronto a escrever um longo manifesto
Sempre interrompido pela tosse
Entre os espectadores
Por exemplo
Vejo entre as lâminas
Insetos que dançam
E através os corpos
Vejo falecer línguas mortas
Eu apareço como uma armadilha na fraqueza do meu discurso
Ambivalência:
Eu queria, é sem dúvida bastante claro
Eu imaginava
A escrita
Eu imaginei-a sem resmungos
Mecânica dos imbecis:
Reler-me em diagonal
Os chamamentos da sede, mecânica dos imbecis, eu volto
Aqui
Nada de visível
Recomeçar o pensamento
Reler a precisão do braille
Recomeçar o pensamento
Amarrotá-lo
Mandá-lo cair
De cima dos telhados
Em baixo
Perto das peles que brincam e cansam
É instintivo
É uma impressão
É o bolor
A impressão de ter enfim entrevisto a imagem
É fazer do mundo um suplicio que se mantem
A reler milhares de vezes:
Largar para clarificar a situação
Pensar-me num estado, quero dizer na geografia do “souvenir”
É preciso denunciar a manhã, é preciso deixá-la aos escravos
A história desde o início:
Eu sabia-o bem antes que tu te voltes para mim
Queria-te ouvir outra vez
Como gritas, como quando eu bato na parede
Dás-me um sinal, precisamos das manhãs
Para acalmar os pontos quentes
Aclamar a multidão que vira pele
Iremos recomeçar a partir do impossível
A partir das trevas
Toca-me agora, agora sem medo
Desfigura-me com a luz das manhãs para que eu veja o símbolo

O sol cheio de dúvidas:
Estou pronto para gritar
Que me roubaram o brilho dos meus dias
Só para ouvir
Bater o martelo na sentença do juiz
A importância das estações:
Tão distante das peles distorcidas
Eu apanho palavras de ti
Palavras EM mim
Encontro-as entaladas debaixo das unhas
E depois afogo-as
Depois gozo-as
E crio uma brincadeira, para fazer delas outra coisa
E quando depois rimo
Arrastando comigo as manhãs
Onde a ultima palavra já estava escrita
Sei que sou apenas mais um jogador vergado
Pelas mensagens da mecânica das palavras sem fim

One thought on “Mecânica das palavras, Mário Fragoso

  1. Obrigado, sinto-me posteridade ao entrar no teu cantinho. E a posteridade, é um caminho com muita comichão. Quando penso que a minha mãe julga que sou palhaço intermitente, a comichão vira cocegas e desato…A rir. Abraço.

Deixe uma Resposta

