Escritas em prosa / Rui Tinoco - Poesia

Em torno da poética de «Era Uma Vez o Branco»

Garantia, certa noite, a um amigo que seria incapaz de criar personagens nos meus textos poéticos. Não me sentia simplesmente mobilizado para a tarefa. O meu amigo, o João Habitualmente, também escrevia e eu apreciava a sua forma de escrita em que abundavam as figuras e os diálogos. Lembro-me também de falarmos nas músicas de Sérgio Godinho, cantor que ambos apreciamos, onde pululam as figuras mais pitorescas.

Na realidade, penso que já nessa altura me visitavam alguns personagens. E que já num texto a diseuse surgiu, incarnando num poema. É esta a primeira linha de tensão para a escrita.

Uma segunda nasce de uma reflexão sobre o ato de escrever. De que forma quem escreve se relaciona com o leitor? Quais as discrepâncias entre o leitor que o escritor imagina e o leitor real que lê o poema? Mais: em que medida o escritor ou autor é ele mesmo uma personagem ou uma figura de estilo?

Já em textos avulsos o assunto tinha vindo a ser abordado. É, no entanto em Era Uma Vez o Branco que estas duas tensões se entrelaçam e se tornam uma substância poética continuada.

Todos os intervenientes do texto têm o direito a surgir: o autor ou poeta, o leitor (o imaginado e o pretensamente real), a diseuse, o crítico literário.

Eles organizam-se num teatro, numa encenação contínua que define um planalto poético próprio – uma linguagem que pode prolongar-se indefinidamente.

Será talvez por isso saudável reduzir o autor a um personagem mais: porque necessitamos terminar a escrita, fechar o livro, e mudarmo-nos para a vida real.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s