Vinicius de Moraes

A UMA MULHER – Vinicius de Moraes

QUANDO A MADRIGADA entrou eu estendi o meu peito nu sobre o teu peito

Estavas trêmula e teu rosto pálido e tuas mãos frias

E a angústia do regresso morava já nos teus olhos.

Tive piedade do teu destino que era morrer no meu destino

Quis afastar por um segundo de ti o fardo da carne

Quis beijar-te num vago carinho agradecido.

Mas quando meus lábios tocaram teus lábios

Eu compreendi que a morte já estava no teu corpo

E que era preciso fugir para não perder o único instante

Em que foste realmente ausência de sofrimento

Em que realmente foste a serenidade.

*

in O poeta apresenta o poeta

Vinicius de Moraes, Lisboa, 1969, Publicações Dom Quixote

Deixe uma Resposta

